Coração de Viana - Ser Português

Nas minhas pesquisas de inspiração para trabalhos "dei de caras" com o velhinho coração de Viana. Acho que todos temos na nossas memórias as meninas nas festas da Srª da Agonia carregadas deles ao pescoço.
Pois é, como é tradição do português, quase se perdeu no passar do tempo. Felizmente, a Câmara de Viana do Castelo tem desenvolvido um trabalho de modernização e revigoração do símbolo do Coração de Viana.
Numa época de crise em que se aclama o "Compre Português", não devemos esquecer e apregoar também o "Seja Português". Temos tantas tradições que estão lentamente a desaparecer à medida que os nossos velhinhos (sim, velho! Não gosto da palavra idoso...) vão também morrendo.
Temos que pensar que as rendas, os bordados, as cestas, a filigrana e tantos outros tipos de artesanato (que muitas vezes consideramos antiquados) são uma parte daquilo que nos torna Portugueses, que define a nossa cultura.
E porque as tradições não têm que ser imutáveis, mas sim reinterpretadas para nos acompanharem, aqui vai o meu contributo modesto :)

O "meu" Coração de Viana:


e do outro lado temos:


Já imaginaram o que podiamos fazer se todos nós demos um pequeno contributo para o que verdadeiramente Português? Comprar, reinterpretar, vender, produzir? :)

Comentários

  1. Uma ideia original de reinventar o passado :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Manuela pelo comentário, são sempre bem vindos :) Um símbolo muito português que quase se perdeu. Felizmente a arte mantém-se viva!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos