Canto da costura - O que devemos ter sempre na mesa de costura?

** CANTO DA COSTURA **

Pois é, hoje vamos dar um pequeno descanso à Crestelda... até porque ela tadinha tem trabalhado muito nos últimos tempos...mas isso é tema para outro post! ;)
No entanto, queria falar-vos de duas ferramentas que usamos sempre que costuramos mas que muitas vezes, erradamente, desvalorizamos - as tesouras e os alfinetes!

Vamos começar pelas tesouras.
Ferramenta de corte, com efeitos, sem efeitos, pequena, grande. Há para todos os gostos e feitios mas devemos sempre apostar numa de boa qualidade!
Na minha mesa tenho sempre estas:

Tesouras que tenho sempre à mão quando costuro

  • A de cabo azul tem efeito zig-zag e uso sempre nos acabamentos quando não vou rematar e não quero que o tecido desfie. Usei-a no agulheiro que vos mostrei esta semana.
  • A de cabo verde uso para cortar linhas, fitas, fechos e afins.
  • A grande de cabo preto é a tesoura dos tecidos e exclusivamente para tecidos! Tenham sempre uma dedicada a esta tarefa pois deve estar sempre bem afiada, e cortar materiais como o papel, feltros, etc tira rapidamente o fio da lâmina.
  • A pequenina é muito especial. É uma tesoura de bordados e era da minha mãe de quando ela aprendeu a bordar...por isso tem seguramente quase 60 anos, dá para acreditar!? É uma tesoura de precisão e na costura uso-a para cortar as linhas quando remato costuras visíveis...sim eu remato à mão costuras visíveis :) Falaremos disso oportunamente!
Dicas para tesouras: qualidade e uma tesoura exclusiva para tecidos. Deixou de cortar? Mandem afiar ou usem uma pedra de amolar.

Agora os alfinetes!
Quando aprendi a costurar com a minha mãe, aprendi que todas as marcações deveriam ser alinhavadas antes de coser na máquina.
Uma tarefa aborrecida mas que infelizmente não pode ser totalmente eliminada. Quando queremos uma bainha com grande precisão ou que precisa de ser experimentada, não há volta a dar!
No entanto, na grande maioria dos trabalhos que faço os alfinetes de patchwork dão uma ajuda preciosa e muito mais rápida que o alinhavo.

Alfinetes de patchwork
Estes são os que uso e vinham com o meu tapete de corte, mas nas lojas de especialidade encontrarão com facilidade.
Estes alfinetes são muito fininhos e foram concebidos especificamente para poderem ser usados na máquina de costura sem danificar.
Mas para que tudo corra bem deve ser respeitada a forma correta de alfinetar e que deve ser perpendicular à costura. Assim:

Como alfinetar correctamente
Mas porque é que é assim tão importante colocar os alfinetes desta forma?
Se colocarmos no calcador já conseguem perceber com facilidade, vejam:

Importância de alfinetar corrtamente

  1. o tecido nunca vai deslizar pois a máquina vai estar a puxar (com as lagartas, recordam-se?) e os alfinetes estando na perpendicular garantem a estabilidade. É por isso que esta técnica nasceu com o patchwork onde um desvio de um milímetro numa costura pode estragar um trabalho!
  2. a Crestelda vai funcionar na perfeição pois a agulha vai passar por cima do alfinete e continuar alegremente a costurar :)
Agora perguntam vocês, a agulha NUNCA vai bater mesmo no alfinete? 
Bom, na verdade pode acontecer, mas no máximo ficarão apenas com um alfinete com uma dor de costas e uma pequena marreca! :))



Mas que continuará a ser a ser funcional e a Crestelda nem vai dar por nada!

Dicas para alfinetes: específicos para patchwork

Espero que estas dicas vos sejam úteis pois para a semana vamos usa-las para desmistificar o causador de grandes tormentos - o fecho eclair!

Preparadas? Então ponham as vossas Cresteldas em sentido, procurem um fecho eclair e dois retalhos de tecidos ligeiramente mais largos que o fecho! :)
Vão ver que é tão fácil!

Boa semana

Beijinhos

Ana

Comentários

  1. olá bom dia. eu e o mundo das agulhas somos completamente incompatíveis. infelizmente. a minha mãe que costurava muito bem tem pena da minha aselhice. eu também. vejo trabalhos tão lindos que devem dar uma satisfação enorme a quem os faz e os vê acabados. por isso, é que ando sempre atrás de quem sabe fazer! boa semana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia, tens outros dons, não tenhas pena! :) Mas és sempre benvinda aqui ao cantinho das costuras! Beijinhos e cerejas :D

      Eliminar
  2. Outra aula muito importante! Os materiais são essenciais!
    Vou comprar esses alfinetes.
    Anseio pela próxima aula, para, de uma vez por todas aprender a lidar com esses monstros, os fechos.
    Obrigada pelos ensinamentos, Ana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) tadinhos dos fechos!! São uns incompreendido!! No final vais ter de lhes pedir desculpa, vais ver!! :)
      Beijinhos Nina

      Eliminar
  3. Que giro!
    " Tropecei" neste blog e estou a adorar tudo o que estou a ver, principalmente as dicas de costura... obrigada! Eu uso aqueles alfinetinhos de cabeça em forma de flor, porque podemos passar a ferro por cima e deslizam bem por baixo dos tecidos. Mas quando passo o pé da máquina, retiro-os, tenho receio... :(
    Virei visitá-la mais vezes, e se quiser fazer uma visitinha ao meu cantinho, ficarei muito feliz ao "vê-la" por lá! :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se dizer que fico feliz por este tropeção! :) Benvinda Carla!
      Esses alfinetes que usas são perfeitos e não precisas ter medo nem de os tirar! :) Eles foram desenhados para essa função! Experimenta sem medos e vais ver que não te arrependes pois em pormenores mais técnicos garantes uma costura perfeita! :)
      Já fiz uma visita, adorei o nome do teu blog!! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Detesto alinhavar, sempre que possivel os alfinetes entram em acção e sim esses de patchwork são muito bons só vejo um inconveniente o preço. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser sincera Pinta, não sei o preço :| os meus vinham num pack com o tapete e o cortador rotativo. Mas sim, os materiais de patchwork são bastante caros, mas pela minha experiência até ao momento são um bom investimento!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos