Canto da costura - como fazer uma casa de botão

Quando pensei neste post ponderei se deveria ou não fazê-lo já que todas as máquinas têm métodos diferentes. Como só o posso demonstrar na Bernita pareceu-me pouco útil pois seria dirigido a quem tivesse um modelo igual.

Mas decidi trazer-vos este tema na mesma. Mesmo que a vossa máquina seja diferente, pelo menos vou mostrar-vos que não é nada de complicado e talvez despertar a vossa curiosidade.

Vamos lá então.
Dica 1 - lerem o manual da vossa máquina para perceberem se o processo é manual, automático, semiautomático e quais os passos que devem seguir. Da experiência que tenho com uma máquina de marca "desconhecida" e com outra de marca de referência, os manuais são bastante bons.

Dica 2 - quer seja a primeira vez, quer já tenham experiência testem sempre primeiro com um pedaço de tecido onde vão querer fazer a casa para o botão. Vão necessitar de ajustar a tensão da linha para terem um acabamento perfeito pelo que testar é sempre aconselhado.

Dica 3 - analisar e perceber como funciona o vosso calcador. A vossa máquina trará um especifico para fazer casas de botões.

A minha Bernita tem um sistema semiautomático. Quer isto dizer que só tenho de lhe indicar a medida do botão e ela memoriza daí para frente pelo que posso fazer várias casas a partir dai sempre com o mesmo tamanho.
Existem outras máquinas onde terão de fazer a rotação do tecido e outras ainda que colocam o botão no calcador e elas são totalmente automáticas.

Por isso - ler o manual :)

Assim, a primeira coisa que fiz foi medir o botão que no que usei para vos mostrar tem cerca de 1,6 cm e tendo em conta a espessura do botão considerei que precisava de uma casa com 1,8 cm


No calcador da Bernita tenho de indicar com aquela patilha vermelha qual a medida que pretendo.


Dependendo da vossa máquina poderão ter vários modelos de casa. No caso da Bernita tem o tradicional (que está na posição do 0 no teclado) e em forma de fechadura (ponto 11 no cartão de pontos decorativos).

Eu escolhi o standard.


O último passo na Bernita é passar a linha da canela por um buraquinho que a bobine tem e que permite criar mais tensão e ter um acabamento mais bonito. Mais uma vez tudo isto está explicado no manual.


Depois é só colocar o tecido na máquina e coser :) Na verdade a casa de um botão é feita com um ponto zigzag muito apertado, o calcador especial que as máquinas trazem só ajudam a controlar o tamanho certo da mesma.
E voilá!


E só falta o passo final que é abrir o buraco para o botão passar :)
Para isso precisam de 2 alfinetes e o descosedor / abre-casas!


Os alfinetes são na verdade apenas uma opção para evitar abrirem demasiado a casa. Servem como uma especie de travão, por isso devem ser colocados mesmo no sitio onde queremos terminar a abertura.


E com o descosedor/abre-casas abrimos a casa do botão. Sem medo pois os alfinetes vão impedir que vamos para além do limite definido.


E já está! :)


Uma casa para o botão perfeita! :)

Acreditem é realmente muito simples. O mais difícil pode mesmo ser acertar na tensão do fio, especialmente com tecidos mais finos!


Só para vos mostrar, aqui no manual da Bernita, tudo explicadinho para cada passo a seguir!


Uma boa semana

Comentários

  1. Muito legal! Como não costuro roupas (talvez por não ter crianças por perto...) há anos não faço uma casa. Mas gosto de aprender pois se algum dia precisar já estou com meio entendimento, não é mesmo?
    Minha madrasta era uma excelente costureira e fazia "casas para fora", e as fazia muito bem feitas, eram impecáveis. Outras costureiras da cidade mandavam serviço para ela.
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  2. A ideia é maravilhosa...mas não sei quando a hei-de experimentar pois a máquina velhinha do meu pai...não ata nem desata! Bj amigo

    ResponderEliminar
  3. Boa dica Ana, nem sempre é fácil fazer uma casa perfeita, beijo amiga e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Já tentei fazer uma casinha mas não correu muito bem :(
    Se calhar não li bem o manual ;)
    Obrigado pela dica Ana :)
    A tua nova carinha do blog está linda :) Um "mundo" azul e amarelo :) Bom gosto ;)

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está uma coisa que nunca fiz....
    Beijinhos e bom feriado.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana
    Tanta nos ensinas :)
    Bom feriado
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  7. Ana, ainda não me atrevi ,,, tenho muito medo!
    Com a tua ajuda, a coisa até parece possível!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Gostava de perceber um bocadinho de costura, mas não, sou tão má! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos