Nuno felting

Quando vos falei da loja Arte e Alma disse-vos que fui "lá ter" por causa de um workshop de feltragem.

O workshop era especificamente em Nuno felting, nome estranho para uma técnica extremamente interessante que consiste na feltragem de lã pura com seda ou algodão para se obter um tecido (que não verdade não é tecido dado que não tem trama ;) ) que pode ser utilizado para 1001 utilizações - vestuário, bolsas, malas, chinelos, etc.

Numa tarde intensa e divertida aprendemos a técnica base com a elaboração de uma amostra - basicamente podíamos dispor e tecidos à nossa escolha num quadrado.

Como queria testar todos os tecidos e como se comportavam no processo, escolhi pedaços de todos em tons de cinza e lilás/roxo que depois de feltrada resultou nisto :)




Confesso que fiquei surpreendida. O resultado final é um "tecido" leve que pode ter mais ou menos texturas consoante os tecidos que usamos.

Usei algodão, gaze (lilás que vêem do lado direito da foto abaixo) e seda.


Sei que será um quadro, mas ainda não sei bem como :)

O segundo projecto foi aplicar a técnica que aprendemos na construção de uma peça...que na minha cabeça de costureira deu inicialmente um nó...porque tudo é feio sem costuras ;)

E foi assim que nasceu a minha bolsinha


Usei a gaze lilás (que vos mostrei em cima) pois foi a minha favorita! A textura obtida é fantástica! Olhem só de perto


Não é fantástico!?


Fica tudo "enlaçado" no feltro permitindo criar uma peça estruturada :)

Para finalizar a peça apliquei um botão da Armanda que vos mostrei aqui.


Senti-me uma criança no workshop e apesar de ser uma técnica complexa e muito exigente fisicamente (o processo de feltragem demora bastante tempo) vou de certeza aplica-la no futuro :)

É sempre bom aprender coisas novas, não é? :)

Ana

Comentários

  1. Isto é muito giro! Como dizes, o resultado da textura obtida é muito apetecível. Bonito! 😉

    ResponderEliminar
  2. Que giro Ana!
    É tão bom quando nos dedicamos a aprender coisas que nos fazem bem.
    E artes é contigo!
    Beijinho enorme e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aprender coisas novas faz bem à alma, não é? :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tão gira a bolsinha!

    Eu participei num worshop de feltragem, mas era apenas lã...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é feito com a mesma lã, só que em vez se usar agulhas, usa-se água. É muito interessante, apesar de moroso e complexo :)

      Eliminar
  4. Bem giro Ana!
    Acho que era um workshop que gostaria de fazer, tem uma textura bem gira e diferente.
    Adorei a tua bolsinha, já para não falar no magnífico botão da Armanda.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ias mesmo ! :)
      Há um atelier ai no Algarve muito interessante, vou ver se consigo recuperar o site

      Eliminar
  5. Tão giro :)
    Eu também sou da opinião que é bom aprender coisas novas :)
    A tua bolsa ficou linda :) Fiquei curiosa como fizeste essa bolsa sem costuras!?!
    Beijinhos Ana e boa continuação :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos