Querido Pai Natal


Partilhando a voz da Associação MulherEndo, este é a minha mensagem de Natal

Esta é a transcrição do post original que poderão encontrar aqui.

"Querido Pai Natal…
Não me lembro da última vez que te escrevi e sinceramente não sei se alguma vez o fiz. Mas este ano decidi que seria diferente, iria resgatar em mim a inocência da infância, pegar numa caneta e escrever-te uma carta com os meus desejos de Natal.
E sabes o que é que esta linda menina, que se portou muito bem durante todo o ano, deseja no sapatinho? A Cura para a Endometriose!
Calma Pai Natal! Não te enerves! É um pedido tão legítimo como qualquer boneca ou carrinho telecomandado. E sabes porquê? Porque 1 em cada 10, das meninas que te escreveram este ano a pedir presentes, vai sofrer desta doença. Infelizmente é verdade. E pode ser a minha filha. Ou a Sofia, ou a Mariana, ou a Mafalda, ou a Francisca… Qualquer uma delas pode vir a ter esta doença durante a sua vida fértil, e os médicos demorarão uma média de 8 anos a dizer-lhes o que se passa com elas e a ajudá-las. Elas vão sofrer muito Pai Natal… Vão chorar noites a fio e vão contorcer-se com dores deitadas no chão da casa de banho. Vão faltar à escola e sentir-se diferentes de todas as amigas. Vão tomar um comprimido atrás do outro e pensar que estão doidas. A família delas vai mesmo pensar que elas estão a exagerar [mas não estão!]. Vão passar por dores tão fortes que vai haver momentos em que podem querer desistir de viver. Vão coleccionar idas às urgências e exames que nada mostram e, em alguns casos, cirurgias que em nada ajudam…
E sabias que as meninas que hoje te pedem uma boneca porque já gostam de fingir que são mães, podem nunca concretizar esse desejo por causa da Endometriose? Eu ainda brincava com bonecas quando tive os meus primeiros sintomas… E isso Pai Natal, é algo que nunca vou esquecer. Felizmente consegui passar das bonecas à realidade e hoje tenho uma filha com três anos. Mas já agora Pai Natal, junta-me ao sapatinho uma boa explicação para lhe dar quando ela perceber que não poderá ter irmãos biológicos por causa da Endometriose. Sim Pai Natal, como é que eu explico à miúda que esta barriga, na qual ela tanto gosta de apreciar as cicatrizes, não pode mais ter bebés cá dentro? Como é que lhe explico isso se à volta há sempre alguém que lhe diz para pedir um mano à mamã para brincar?
A esta hora já estás a coçar as barbas e a pensar que se calhar o meu pedido não é assim tão disparatado… Eu queria mesmo mesmo a Cura para Endometriose, não por mim Pai Natal, que já nada apaga as dores que eu sofri, os órgãos que eu perdi, as cicatrizes que coleccionei e os sonhos que deixei. Eu queria a Cura para a Endometriose por todas as meninas que hoje te escrevem inocentemente a pedir presentes. Para que nunca nenhuma delas tivesse de passar pelo que eu passei. Para que nenhuma delas tivesse de chorar metade do que eu chorei…
Eu sei que te estou a pedir o impossível Pai Natal, mas sabes… Se ao menos partilhasses esta minha carta com todas as famílias do mundo onde vais deixar os teus presentes neste Natal, quando os primeiros sintomas surgissem a estas meninas, já tudo seria diferente. À volta delas já todos saberiam que existe uma doença chamada ENDOMETRIOSE que ainda não tem cura, mas já tem bons tratamentos. Conto contigo Pai Natal?!

Um beijinho desta eterna criança

Susana Fonseca

Comentários

  1. Feliz Natal, Ana.
    Que vivas plenamente o Ano Novo, concretizando todos os teus sonhos.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  2. Fiquei mesmo comovida com este texto Ana, desejo-te para este novo ano que nos bate à porta tudo o que mais desejares, que todos os teus sonhos se realizem e nunca deixes de acreditar que um dia esta maldita doença vai ter cura.
    Beijinho muito grande.

    ResponderEliminar
  3. Ana, eu sei que tu sabes que a vida tira-nos umas coisas, mas dá-nos mãos cheias de outras!!! Desejo-te um excelente 2018 e espero estar contigo muito em breve, sinceramente que penso em ti, as poucas vezes que nos encontrámos deixaram-me boas memórias. Neste novo ano, avancemos com um pontapé para longe à falta de tempo e comemoremos os bons momentos na companhia uns dos outros! Bom Ano!!!
    beijinhos e um até já ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos