Canto da costura - Começar a coser
** CANTO DA COSTURA **
Olá meninas (não sei há algum menino por ai?!)!
Hoje no canto da costura vamos começar a coser!
E este pode ser um momento de preocupação especialmente se não temos experiência. Mas vão ver como é simples!
Mas antes de começarmos, já leram o manual ou viram o post anterior? :) SIM?? ;) Bom vamos então começar?
O primeiro passo é encher a nossa canela com linha e esta tarefa é feita pela Crestelda de forma semi-automática. Isto significa que apenas temos de fazer passar a linha direitinho e ela faz o resto. Simpática, não!? ;)
No caso da Crestelda apenas é necessário fazer passar a linha como indicam as setas, com a nuance que deve fazer um 8 naquela roldanazinha do lado esquerdo.
Encher a canela da máquina de costura |
E ficaram com a canela com linha, que pode ou não ser igual à de cima. Só tenham atenção como vão coser para saberem qual a que está em cima e em baixo!
Para funcionar, a canela precisa da companhia da caneleira e deve ser colocada com regra.
A forma mais simples de o fazer é colocar aquela perninha da caneleira sempre viarada para vocês e colocam a canela a desenrolar no sentido oposto.
De seguida é só fazer passar a linha por baixo daquela lamela de plástico até ela chegar à ranhura e ficar livre (ainda que com alguma tensão!).
Por colocamos na máquina sempre com a patilha levantada até a perninha da caneleira alinha na ranhura (conseguem ver onde está a seta?).
![]() |
Colocar a canela na máquina |
Ora então, com o carrinho colocado no suporte só precisamos seguir as indicações na máquina (normalmente está escritas na própria máquina) e passar a linhas pelas.
Na Crestelda é assim:
Quando chegam à agulha tenham apenas atenção que é comum existir aqui uma última guia:
e passando a linha é só enfiar a a agulha!!
E estamos quase prontas! :)
Só falta puxar a linha de baixo. Para isso temos de descer a agulha na totalidade segurando na linha (vejam no post anterior logo na primeira imagem está a roda nº3 que tem esta fnção) e continuar a rodar o botão. Isto fará com que a agulha volte a subir e traga a linha - no final é só puxar a linha de cima e a de baixo naturalmente vem atrás.
Conseguem ver aquela argola? É a linha de baixo que virá naturalmente quando puxamos a linha de cima (que passa pelo meio).
Puxar a linha de baixo. |
Ora então para começarmos a dar os primeiros pontos, vamos fazer uma amostra teste dos dois pontos básicos das máquinas - o ponto corrido e o ponto zigzag.
E para que precisamos testar, perguntam vocês?
Lembram-se de falarmos destes dois botões?
Regulação da largura e comprimento dos pontos |
No entanto, quando alteramos estes parâmetros isto tem impacto no ponto que vamos obter. E é importante percebermos porquê!
Vamos começar então por colocar o tecido por baixo do calcador
De seguida baixamos o calcador com uma alavanca que situa mesmo por trás
Baixar o calcador máquina de costura |
E estamos prontas para o grande momento. Baixamos a agulha até ficar espetada no tecido e calcamos o pedal muito devagarinho. Naturalmente o tecido vai deslizando, pois as lagartas por baixo têm essa função, e só precisamos de o ir guiando! :)
Ora então, pegando agora na amostra que vos fiz para o ponto corrido.
Este ponto é muito simples e como podem ver só é influenciado pelo botão de comprimento, que fará com que seja mais apertadinho ou de pontos mais definidos
Teste do ponto mudando a largura e o comprimento na máquina de costura (L indica botão de largura e C o botão de comprimento) |
Teste do ponto zigzag mudando a largura e o comprimento na máquina de costura (L indica botão de largura e C o botão de comprimento) |
Não pensem que tenho na cabeça todas estas combinações...quem sabe um dia ;) Na verdade faço sempre um teste quando quero usa-lo. No entanto, é importante e ajuda muito percebermos como podemos obter o que queremos.
Espero que o tema de hoje vos seja útil! Até ao próximo Canto da Costura e uma boa semana!
Beijinhos
Ana
Útil? Estas dicas são sempre muitos úteis Ana :) Há coisas básicas que já conheço, mas houve ali um pormenor que nunca tive em atenção, a posição da canela na caneleira :D Tenho de ter em atenção a isso, porque às vezes faz toda a diferença :)
ResponderEliminarObrigado mais uma vez :) beijinhos e boa semana :)
ehehe! Mas é verdade, às vezes o ponto fica um bocadinho desalinho e basta um pormenor destes.
EliminarBeijinhos Sandra e boa semana para ti também!
Boa!
ResponderEliminarContinuo atente. A aula foi super clara!
Merci chérie.
Beijinhos
:) Que bom, nem sempre fico com a certeza se clarifico bem...em foros nem sempre é fácil!
EliminarBeijinhos nina!!
"Descobri" hoje o seu blog. Gostei muito do que vi e esta explicação sobre a máquina de costura caiu-me do céu, como se costuma dizer. A minha máquina é igual a esta e tenho sp dificuldade em enfiá-la para começar a trabalhar e como levo muito tempo sem lhe tocar, ainda pior. Tomara que tenha um tempinho livre para as costuras.
ResponderEliminarBom fim-de-semana. :)
Benvinda então Casinha (não descobri o teu nome...)! :)
EliminarEntão podes vir aqui espreitar sempre que tiveres dúvida. Ou então manda email, estás à vontade!
Beijinhos
Virei, certamente. ;)
EliminarBj, Susana
Ah, assim está melhor! Susana :)
EliminarBeijinhos
Cheguei hoje aqui, em boa hora. Tenho uma máquina de costura e uma dificuldade enorme (nem sem vem porquê) em decorar a posição da canela na caneleira! Acho que agora decorei (de qualquer forma vou guardar a imagem hehehe)
ResponderEliminaroh que bom Maria!! :) Este cantinho anda meio parado, mas ainda bem que ainda é útil!
EliminarQualquer dúvida que possa ajudar é só dizer