Canto da costura - vamos falar de cantos e fundos

** CANTO DA COSTURA **

Olá meninas,

Cá estamos hoje para mais um canto da costura!
Se se recordam a semana passada ficámos com um buraco na nossa bolsa :)
Isto porque hoje vamos volta-la do avesso novamente para falarmos de cantos e fundos.

A bolsa que fizemos ficou com este aspeto:


Aqueles cantos não ficaram muito bonitos, pois não? A não ser que estejamos a fazer uma bolsa arredondada, claro! :)

Então a primeira opção de cantos são cantos rectos, mas para serem bonitos devem estar perfeitos! São muito úteis para bolsas, sacos, embrulhos de tecido, etc.

E para ficarem perfeitos é muito simples, basta cortar os cantinhos do lado do avesso bem perto da costura.
Assim:

Cortar os cantos do lado do avesso para cantos rectos perfeitos 
 Mas cuidado, pois se cortarem demasiado perto da costura, o tecido pode abrir e descoser.
Vejam só a diferença que faz este corte:

Diferença no acabamento com corte (direita) e sem corte (esquerda)
 A segunda opção para o fundo de uma bolsa ou saco são os fundos quadrados. São bonitos e muito úteis quando pretendemos que a bolsa se mantenham direita, p.e.

Apesar de parecer muito complexo, é algo bastante simples de fazer. Vamos precisar apenas de uma régua, uma caneta e uma tesoura.

Materiais para fazer um fundo quadrado
Para saber o que cortar determino qual a largura aproximada que pretendo para o fundo e deduzo a margem de costura. Neste caso queria um fundo de +/- 4 cm = 4/2 - 0,5 cm = 1,5 cm

Os alfinetes são apenas para tornar visível a costura
 e marcamos com a caneta:


Naturalmente que temos de marcar todos os cantos (não se esqueçam do forro) e cortamos pela linha.

Marcar e cortar todos os cantos (não esquecer o interior)
 Por fim abrimos o canto e alinhamos as costuras assim:

Abrir os cantos e alinhar as costuras
 E cosemos:

Quando colocamos a bolsa no seu formato normal vemos que a sua forma já mudou :)


E quando viramos novamente do direito, tcharam! :)

Bolsa com fundo quadrado
E já estão a pensar...então e o buraco no forro, ela esqueceu-se!?

Nop, não esqueci! :)

No próximo canto da costura vamos falar do "ponto invisível". E melhor! Vamos dar descanso à Crestelda! ;)

Beijinhos e boa semana

Ana

13 comentários:

  1. eu proponho que se faça um livro com todas estas indicações preciosas, para quem se quiser iniciar nesta arte de bem costurar. um primor de explicação! beijinho! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)) ès uma querida Mia! Talvez assim um almanaque de costureira iniciante ;) hihi Tipo borda d'água ou seringueiro!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. ;)) és um querida também Nina!
      Quem sabe um dia! Podemos e devemos sempre sonhar!

      Eliminar
  3. Muito bem, Ana! Melhor é impossível! Adorei a explicação, tudo certinho... muitos parabéns, amiguinha e obrigada por mais uma excelente partilha!
    Beijinhos e boa semana, também para ti! :)

    ResponderEliminar
  4. Oi Ana, adorei a explicação. Simples de fazer e tem um super resultado, ficou ótimo!
    Bjos, Mari.

    http://www.studioartecasa.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas Dicas Ana.
    Já não pego na minha máquina talvez à mais de um ano, já ando com saudades, mas com tantos prjetos em mão acabo por não conseguir fazer tudo, por isso agora tenho que terminar o que tenho nas mãos e só depois me virar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Márcia!!
      Também sofro desse mal...mil projectos ao mesmo tempo! Mas já desisti de contrariar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. As tuas dicas são preciosas Ana :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)