Canto da costura - manutenção da máquina de costura

** CANTO DA COSTURA **

Pois é...o ditado é velhinho mas muito verdadeiro..."em casa de ferreiro, espeto de pau"...
Hoje quando coloquei a Crestelda a funcionar, teimava em enrolar a linha toda sem qualquer motivo aparente - agulha, tensão e pontos adequados...de repente lembrei-me...Ana! Limpar o pó à Crestelda, não fazes limpeza há imenso tempo!!

Pois é... este era o seu estado...


Isto levou-me alterar os planos no Canto da Costura e recuperar um tema que falei  no inicio do ano mas que é muito importante incorporar aqui no Canto - a manutenção e limpeza da máquina de costura!

Vamos a isso?
______________________________________________________________

Post de 25/01/2014:

Desde miúda que estava habituada a ouvir a minha mãe e a minha tia falarem da necessidade de olear a máquina de costura e da importância que isso tem na longevidade da máquina e na qualidade dos pontos.

Quando comprei a minha máquina foi das primeiras coisas que li no manual e faço-o pelo menos 1 vez por mês (isto com a utilização que faço da minha máquina).

Apesar de parecer algo muito complexo é realmente uma tarefa simples e rápida de fazer, mas nem sempre é tudo explicado nos manuais e a experiência de outras pessoas ensina-nos sempre coisas novas.

Recentemente a Cláudia explicou no programa "Grandes manhãs" do Porto Canal e aprendi mais um pormenor nesta processo que faz toda a diferença!

O primeiro passo consiste em reunir as "ferramentas" - 2 pincéis (um para limpar o outro para espalhar o óleo), o frasquinho do óleo e a chave de fendas que vêm com a vossa máquina.


Passo 2 - desmontar a zona onde encaixa a canela da máquina

Aqui terão de ver como é a vossa máquina pois modelos diferentes podem ter encaixes diferentes. O mais fácil é consultarem o manual.



Este foi o passo que aprendi com a Cláudia, aquela placa de metal também deve ser desmontada.


Isto é o que vão encontrar...


Muito, MUITO cotão! :) Isto é de mais ou menos 1 mês de costura em que fiz todos os presentes de Natal que vos mostrei.
Devem pincelar bem todos os cantinhos possível, sendo que o ideal seria, como a Cláudia explica, aspirar bem todo o pó.


O último passo consiste em colocar uma gota de óleo na zona central onde encaixa a canela e espalhar bem em volta com o segundo pincel.


Por fim voltar a montar tudo direitinho e colocar a máquina a trabalhar por um bocadinho para lubrificar bem todas as peças!

Fácil, não é? E vale os 10 minutos que perdemos!
_____________________________________________________________________________

Depois de todos os passos a minha Crestelda já brilha e funciona como normal!

Não se esqueçam de um fazer regularmente ou se fizerem um trabalho com tecidos que larguem muito pó/pêlo!

Beijinhos e uma boa semana!

Ana

Comentários

  1. Respostas
    1. ehehe! É assim um BOCADINHO sensível! Se calhar tem rinite como a dona :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É verdade, Ana! A minha também estava quase assim, porque me esqueço de a limpar, ou melhor tenho preguiça... (que vergonha)... :(
    Agora já está, não posso esquecer-me de lhe dar a devida banhoca, tadinha! :)
    Obrigada, é sempre um bom tutorial e uma boa "lembradura" eh!
    Ah, além do que tu fazes, também a aspiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Se ela for maricas como a minha Crestelda vai dar sinal de si!

      Eliminar
  3. Já que mostras a Crestelda, deixa-me dizer-te que a irmã dela morreu :(
    Agora tenho outra, mas não é que essa me deixa saudades?
    Maldita :D
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh tadinha!! :( Que lhe deu?
      A minha ainda vai funcionando sem stresses...

      Eliminar
  4. Comentei mas acho que não focou...
    Dizia eu que até as máquinas gostam de andar limpinhas.
    boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficou :) Este blogger anda com soluços nos comentários.
      É verdade Pinta! Estava a ficar preocupada com o problema da linha, mas foi remédio santo. Desmontar, limpar, montar e ficou logo a funcionar direito!

      Eliminar
  5. Gosto da cara nova do blog :)
    Sabes que também pensei em pinta-lo de outra cor sem ser branco mas mudei de ideia já tenho móveis de duas cores no quarto onde ele vai ficar, juntar mais uma cor não seria boa ideia a meu ver.
    bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Ui, pois...também não gosto de ver muitas cores diferentes...acho que torna os ambientes pesados e confusos...Bom, mas se tens duas cores...vou aguardar qual o veredicto :D
      Beijinhos e uma excelente semana!

      Eliminar
  6. Olá Aninha, pois, eu nunca fiz nenhuma limpeza na máquina da minha mãe, que é a que utilizo, e acho que a minha mãe também não!!!
    É uma coisa que ando sempre adiar, mas estes dias tem de ser :)
    Obrigado mais uma vez ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, olha que a tua Crestelda um dia destes revolta-se e vais ser obrigada a um banho geral! :P
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Aninha já lhe tratei da saúde ;)
      Já lhe fiz a limpeza devida :D

      Eliminar
    3. ah, muy bien!! Vais ver que ela agora até vai voar!! ;))

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos