Canto da costura–bordar I

A costura e o bordado sempre andaram de mão dada e considero que é a forma mais simples e barata de personalizar uma peça, quer ela seja feita por nós ou comprada.

Não sou nem de longe especialista em bordado, uma arte muito vasta e complexa. No entanto, a minha mãe ensinou-me os pontos básicos e muito característicos dos bordados regionais portugueses, e que uso frequentemente.

Desde as memórias bordadas, saquinhos de presente ou até t-shirts personalizadas podem ver aqui neste separador o que tenho feito.

Por isso lembrei-me de vos fazer um pequeno tutorial de 4 dos 5 pontos que uso mais e que espero vos seja útil a embelezar os vossos trabalhos e quem sabe os próximos presentes de Natal:

  • Ponto pé de flor
  • Ponto cadeia
  • Nó francês
  • Ponto margarida

O 5º ponto é o ponto atrás que curiosamente vos mostrei para costurar à mão, mas que também é um ponto de bordado.

Hoje vou começar pelo meu favorito e talvez dos mais usados nos bordados regionais, como por exemplo, os lenços dos namorados tão típicos do Minho.

É um ponto bastante simples, com um efeito que faz lembrar uma corda, e que é perfeito para contornar formas, especialmente as curvas.

Vamos começar pelos materiais?

  • Tecido ou peça que vamos bordar
  • Fio de bordar -  aqui vou usar o meu favorito algodão perlé 8 da Anchor
  • Tesoura
  • Agulhas – as minhas favoritas são as Milward

01_Materiais

A esta lista podem acrescentar o bastidor ou arco de bordar se quiserem. No ponto pé de flor não gosto de usar o bastidor pois faço-o de forma continua, ou seja, a agulha entra e sai num único passo. Mas gosto de o usar no nó francês e no ponto margarida.

01_01_Bastidor de bordar

Vamos então começar, aqui vou demonstrar com uma pequena linha reta, mas depois só têm de adaptar ao vosso desenho.

Eu sou muito picuinhas com o avesso dos meus bordados, isto é, gosto de ter tudo direitinho e sem fios ou nós pendurados.

Por isso inicio os meus bordados sempre da seguinte forma – passo a agulha do direito para o avesso do inicio do bordado deixando uma linha longa que usarei mais tarde para rematar – chama-se um ponto âncora

03_Ponto pe de flor inicio

Vamos o iniciar o nosso primeiro ponto deixando um espacinho da nossa linha e passamos a agulha para o avesso sem puxar a linha na totalidade:

05_Ponto pe de flor inicio

e vamos passar a agulha para cima exatamente no meio do espacinho que fizemos anteriormente, assim:

06_Ponto pe de flor

e puxamos agora a linha toda de modo a que a linha fique esticada mas sem repuxar o tecido:

07_Ponto pe de flor

a partir de agora é muito simples, vamos apenas fazendo pequeninos pontos, deixando espacinhos iguais ao primeiro e saindo a agulha sempre no fim do ponto anterior. Assim:

08_Ponto pe de flor

e puxamos delicadamente e continuamos :)

11_Ponto pe de flor

no final terão assim uma pequena cordinha

12_Ponto pe de flor

como terminamos? Simples, basta iniciar mais um pontinho, mas passando apenas a linha para baixo:

13_Ponto pe de flor terminar

14_Ponto pe de flor

Agora vamos rematar o fim e também o inicio da linha, utilizando o mesmo método nas das pontas

15_Remate

Não fica bonitinho? Pronto eu sei…é uma mariquice…mas eu sou assim ;)

24_Ponto pe de flor remate

No final o que conta mesmo é que adorem o que fizeram! :)

26_Ponto pe de flor

Nota final: desculpem as fotos não estarem no seu melhor…mas tudo correu mal pois esqueci-me do tripé e do cabo de ligação ao PC em casa (fui aos meus pais)…o que resultou em fotos meio desfocadas e estar a escrever-vos a esta hora.

Por isso alguma coisa que tenha ficado menos perceptível PF digam!

Beijinhos e uma excelente semana!

Ana

14 comentários:

  1. Olá!

    Adoro bordar e à bastante tempo que não o faço. Adorei a tua explicação - muito bem conseguida:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Formiguinha :) Também já andava com saudades...fui na onde e fiz um pequeno trabalho que vou mostrar esta semana :)
      Beijinhos e uma excelente semana

      Eliminar
  2. Olá Ana, eu também sabia fazer vários tipos de pontos, depois interessei-me pelo ponto de cruz e fiz muitas coisas, mas os meus gostos foram mudando, e agora já não gosto das coisas que fiz para pôr na minha casa.
    Enfim, serei normal ???
    Beijos.
    Ana Silva - aventuradedecoracao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui Ana, claro que é normal! Também passei pelo mesmo em várias coisas. Uma delas exactamente a casa. Quando comprei e mobilei quis tudo super moderno, de linhas direitas e wengué. Hoje está tudo diferente, tenho montes de peças e mobiliário vintage recuperado, está tudo branco e já nem imagino a casa como estava antes!
      Acho que à medida que crescemos, os gostos evoluem também conosco. Já para não falar nas modas que também a aprendi a refrear :D

      Eliminar
    2. Bem, então isso não acontece só comigo, eu nem trouxe os meus trabalhos de ponto de cruz para Lisboa, ficou tudo em casa dos meus pais lá no Norte.
      Quanto à casa ainda não me arrependi da cor dos móveis, tenho tudo preto (ainda não mostrei no blog a sala e os quartos), só usei branco no corredor pela falta de luz natural, tivesse eu uma janela e marchava tudo a preto outra vez..... :-)~
      Beijos.

      Eliminar
    3. Ora então encontram-se aqui duas Ana cruzadas! Tu do Norte vais para Lisboa e eu de Lisboa venho para o Norte :D
      Acho que o importante é o momento e estarmos bem no nosso espaço. A evolução e mudanças ocorrerão naturalmente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, Ana! Muito boa a aula de hoje!
    Gosto de bordar e já fiz umas coisinhas. Acho que tenho de diversificar a aplicação dos bordados que, de facto, personalização qualquer peça.
    Beijinhos, querida e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Que bom Nina, espero que te seja útil nas coisas lindas que fazes!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Ana, nem a propósito este teu tutorial! imagina que na semana passada fiz um workshop de bordado, pois nunca bordei, a não ser ponto de cruz há mais de 20 anos, e tinha curiosidade em aprender pelo menos o princípio para depois desenvolver. Já sabia, e confirmei, que a minha natureza imediatista e despachada não dá para bordado! é muito minucioso para a minha maneira de ser. Tb não quero ser expert, e dos 6 ou 7 pontos que a prof ensinou só quero mesmo saber uns 2 ou 3 básicos para embelezar uma ou outra peça a escrever qualquer coisa ou contornar um desenho. Não pretendo fazer nada grande nem que se veja o avesso! gostei da aula, praí umas 5 horas seguidas, mas é cansativo e no final já tinha dificuldade c a vista. Mas os meus pontos até ficaram certinhos para uma 1ª vez, pelo menos quando olhava como quem não quer a coisa para o paninho da minha vizinha, o dela estava uma lástima! hahaha! o teu tutorial está super bem explicadinho. Dá trabalho isto de fazer e tirar fotos at the same time. Agora resta-me relembrar a aula (quando ia no 4º tipo de ponto, já nem sabia como se começava o 1º) e fazer uns treinos quando o tempo deixar, pois lista loooonga de projetos temos todas nós, e não conseguimos ir a todas! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que gira coincidência Val :)) Eu também sou muito de projetos rápidos e imediatos, por isso para bordar (que gosto de fazer) escolho sempre pequenos desenhos...não me imagino por exemplo com longos quadros e bordados a cheio...medo! Ainda assim, 5 horas a bordar, muito respeito!! :) Nem de longe consigo estar tanto tempo!! :))
      Espero que alguns desses pontos sejam os que vou falar aqui, assim sempre serve de cábula! :)
      Se precisares de alguma ajuda e eu consiga ajudar, dispõe como sempre!!! :)
      Bejinhos

      Eliminar
  5. Sempre interessante as tuas aulas Ana :)
    E as fotos percebe-se muito bem ;)
    Beijinhos e obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra, és uma querida!! :)
      Beijinhos e um excelente fim de semana!

      Eliminar
  6. Oh, Ana! Que belo tutorial! Tão bem explicadinho que até apetece... mas já bordo ponto cruz e faço tantas outras coisas que não tenho tempo para tudo. No entanto, adorei... está mais que perfeito!
    Força, amiguinha e obrigada por tão interessante e útil partilha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te entendo...mil um projectos em fila de espera :)
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)