Canto da costura - como fazer um vestido franzido para iniciantes

Olá meninas!
Com uma semana de atraso cá estou com o Canto da Costura para vos trazer um projeto para aplicarem a técnica que vimos na última aula – franzir com elástico.

E este é um projeto especial pois foi a primeira peça de roupa que fiz para mim e também a primeira que vos trago. Mas é tão simples, tão simples que vão querer fazer vários para o verão que ai vem!
Vamos começar pelas medidas e também neste aspeto o modelo é muito simples.
Vão necessitar de 2 retângulos de tecido em que as medidas devem ser apuradas assim:

LARGURA:
a) Vão medir o vosso busto (na zona mais larga) sem apertar
b) Essa medida multiplicam por 1,5 e adicionam a medidas das bainhas que vão fazer
No meu caso a minha medida é de 90 cm pelo que usei 90 cm x 1,5 = 135 cm + 2 cm = 137 cm
c) O valor a que chegaram vão dividir por 2
137 cm / 2 = 67,5 cm

ALTURA: vai depender com comprimento que querem para o vestido à qual terão apenas de somar as bainhas
No meu caso tem 1,20 cm + 4 cm (bainha do topo) + 10 cm (bainha de baixo)

Preciso então de 2 retãngulos de 67,5 por 1,34,

Com os dois retângulos de tecido com as medidas que necessitam, vão então coser as laterais sempre frente com frente e no final abrir as costuras.
Ficaram agora com um tubo de tecido e vão fazer a bainha do topo. No meu caso eu coloquei uma margem de 4 cm pelo que marquei a toda a volta com o ferro e de seguida dobrei para dentro 1 cm e cosi.
Estamos agora prontas para começar a franzir pelo que é melhor relerem o post anterior para relembrar todos os detalhes.
Logo na primeira costura começaram a ver o efeito que se vai acentuando  à medida que vão cosendo as linhas paralelas de elástico, ficando assim


A partir daqui é a vosso gosto.

Podem
a) franzir a altura para cobrir o busto
b) franzir apenas o suficiente para segurar (foi o que fiz pois não queria colocar alças)
c) colocar ou não alças

O meu ficou assim ;)


e uso sempre com um cinto fininho para marcar a cintura.

Depois de franzirem devem experimentar e marcar a bainha a gosto. O método é o mesmo da costura do topo - marcam a toda a volta a bainha e depois dobram um centímetro para dentro e cosem.
O meu é pelo joelho, mas acho que vou fazer um comprido para a praia :)

No próximo Canto vamos ver como fazer costura francesa reforçada que usei também neste vestido. Mas mostro tudo em pormenor na próxima semana, ok?



13 comentários:

  1. E que bonito que está o teu vestido!
    Nunca me aventurei nestes projectos assim, ao ler parece fácil mas não sei se me desenrascava a fazê-lo!
    Beijinho enorme e uma boa semana para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina :)
      Compreendo-te perfeitamente, esse era o meu sentimento também, achava que nunca iria conseguir fazer roupa. Mas acredita que é muito fácil, é só coser a direito! Na altura para não me sentir tão intimidada comprei um tecido baratinho (nos saldos) para o fazer.
      Experimenta, sabes que qualquer dúvida é só dizeres!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Oh muito obrigada pelo incentivo minha querida.
      Um dia destes ganho coragem e aventuro-me:)
      Beijinho enorme *_*

      Eliminar
  2. hmmmm, fiquei com vontade de experimentar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hmmmm, eu acho que devias ;)
      É super simples e muito confortável.
      Até o podias trazer ao Porto :D

      Eliminar
  3. Tão lindo que ficou o vestido Ana :)
    Muito bonito :)
    No ano passado fiz um macacão e na parte de cima usei este franzido, adorei o efeito ;)
    Fiquei com vontade de fazer um vestido também ;D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandrinha :))
      Oh mostra, mostra!! Deve estar um mimo!
      Experimenta este modelo, vais adorar. É rápido e muito versátil!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ficou tão giro.
    Fiquei com a sensação que é difícil de fazer. Mas eu nem iniciante sou! ;))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Não, nada nada dificil! Medir, fazer a conta e cortar um rectangulo! Depois é só coser a direito :) Projeto ideal para iniciantes!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tão lindo, Anita! E tão perfeitinho! Cheira-me que o tecido é grossinho e maleável o que lhe dá um ar confortável e resistente, não será?
    Adorei a tua criatividade, cachopa! Obrigada pela doce partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) É assim ligeiramente mais grosso que as camisas dos homens, mas bastante resistente.
      Obrigado eu pela tua visita minha querida!
      Beijinhos

      Eliminar

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)