Canto da costura - coser botões

Eu aprendi a coser botões ainda em pequena. A minha mãe ensinou-me e em casa da minha tia (costureira que fazia grande parte dos arranjos da loja de pronto-a-vestir que tem) sempre o vi fazer.

É, portanto, algo simples e natural para mim. No entanto, assisto muitas vezes a conversas de amigos e colegas em que tal não acontece.
Não que não sejam capazes de o fazer, mas por vezes não fica com o aspeto que pretendem ou soltam-se facilmente.

Hoje vou então deixar-vos algumas dicas para botões bonitos e resistentes :)

Vamos primeiro ver que botões existem, isto para botões que são cosidos.

Temos dois grandes grupos:
- os botões de pé, ou seja, que não têm buraquinhos mas sim uma argolinha na parte de trás
- os botões furados - os que têm os furinhos por onde passa a linha. Estes podem ter 2 ou 4 furinhos



Vamos começar pelos botões de furinhos.


A primeira dica é passar o fio do direito para o avesso, ou seja, o nó fica do lado direito.

Estranho? Sim, mas pensem que do lado do avesso que normalmente é visível não se vai ver o nó. É o primeiro passa para um acabamento mais bonito.


de seguida passamos novamente a linha para o direito, passando bem rentinho ao nó


e passamos num buraquinho do botão


Se o botão for de dois furos, naturalmente irão passar a linha de um para o outro (na horizontal ou na vertical). Se o botão for como este, de 4, podemos passar a linha em cruz ou em linhas paralelas - é a gosto.


Neste caso optei pela cruz


A segunda dica é fazerem passar a linha sempre pelo mesmo espaço. Vejam esta foto


e agora esta. Não está mais bonita a 2ª? temos um acabamento mais uniforme.


A última dica tem a ver com a resistência e envolve três passos:

a) coser sempre com linha dobrada
b) passar por todos os furinhos 2 a 3 vezes
c) remate resistente que pode ser feito assim:


Fazer uma argola (partindo de onde sai a linha e seguindo as setas) e no final passar a agulha pelo meio e puxar. Fazer isto pelo menos 2 vezes.
Terão um botão resistente até mesmo em casacos!


E agora os botões de pé! Qual a diferença? Apenas que a linha passa por trás do botão e pela argolinha



 E ficará assim :)


Também aqui devemos passar a linha sempre pelo mesmo espaço para um acabamento perfeito do avesso.


No final rematamos da mesma forma! :)


E cá está, os dois botões aplicados de forma bonita e muito resistente.


E por ai, há outros truques diferentes destes?

9 comentários:

  1. Ana, aprendo sempre contigo. És uma linda por partilhares os teus conhecimentos.
    Beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, não sou boa a coser botões, coso-os mas sem preceito, portanto este PAP foi excelente para mim! começava exatamente ao contrário, com o nó pelo avesso. beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Que bom Ana, eu sempre cosi botões, mas sem método nenhum, dão tanto jeito as tuas lições de costura, tudo simples e bem explicadinho, obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ana...é sempre bom aprender as diferentes possibilidades pois as nossas roupas têm e por vezes soltam-se com facilidade!
    Eu por acaso sei...pois sou filha de alfaiate e desde nova que os prego!
    Boa semana e bj

    ResponderEliminar
  5. Estamos sempre aprender Ana :)
    E coser botões é fácil, mas há sempre truques para aprender ;)
    Beijinhos e obrigado :)

    ResponderEliminar
  6. Um post mesmo muito útil!
    Por acaso aprendi cedo a coser botões, e é das coisas que mais facilmente faço e com prazer. Mas há um único pormenor que não aprendi assim como descreves, que é o pormenor do lado em que fica o nó da ponta da linha. Sempre o deixei do avesso, mas faz perfeito sentido ser como explicaste :)

    ResponderEliminar
  7. Boa dica Ana, obrigada ;)
    Foi com a minha mãe que aprendi a coser botões mas a dica do nó ficar na frente, aprendi agora contigo! :)
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Também foi das primeiras coisas que aprendi a fazer em costura ainda em pequena.
    É algo que dá sempre jeito saber fazer.

    :-)

    ResponderEliminar
  9. O meu nó fica sempre do lado do avesso, e não gosto de botões com pé, acho o pé como direi... um grande trombolho principalmente se o tecido for fino, mas há botões de pé tão bonitos. Beijocas boa continuação de semana. Pinta

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)