Jantar em 30 minutos (Dinner in 30 minutes)

Ontem quando estava a pensar no jantar lembrei-me que, sendo algo que adoro, ainda não tinha partilhado muito das minhas receitas expresso! :)

Eu adoro cozinhar! Penso que talvez pela liberdade que tenho para inventar (tal como no artesanato) pegando normalmente no que está disponível no frigorífico. Por isso mesmo não gosto de seguir receitas e raramente faço duas vezes a mesma coisa ;) Há sempre algo de diferente.

Hoje deixo-vos com o jantar de ontem feito em 20 minutos. Querem melhor do que isto para um dia de semana depois de um dia de trabalho!? :))

O havia no frigorífico: peitos de frango e espinafres

1º passo - colocar o frango a marinar enquanto vão mudar de roupa 

Colocar numa tigela o peito de frango em cubos e temperar com serpão (tomilho), alho, louro, pimenta (eu uso mistura de preta e branca), pimenta caiena (gosto do picante que deixa - atenção à quantidade) e sal (coloquem pouca quantidade pois o serpão e a salsa que levará depois são substitutos do sal).
Por fim cobrir com vinho branco e deixar marinar (quanto mais tempo melhor...) enquanto vão mudar de roupa, arrumar o quarto e a sala, colocar a mesa... enfim todas essas coisas :)

 
2º passo - preparar o jantar

Colocar água a ferver para o arroz.
Numa panela colocar uma colher de azeite (eu só uso azeite na cozinha, mas podem substituir pela gordura que preferirem). Picar cebola (a quantidade é ao vosso critério) e refogar até ficar ficar transparente. 

  

Depois escorrer o frango e reservar o vinho da marinada. Deixar estufar e ir juntando o vinho e água (se necessário) aos poucos.

Depois de cozido o frango juntei um pouco de pasta de tomate (a minha é feita em casa por isso tem um aspecto "granulado") e salsa. Levantar fervura e já está! :)



Entretanto enquanto o frango coze, a água já terá fervido pelo que numa panela colocamos o serpão e o louro (que já deram o sabor ao frango) e um pouco de sal e juntamos a água.


Utilizei arroz basmati, mas podem usar qualquer arroz que tenham na prateleira. Só coloco o arroz quando a água está a ferver e depois de levantar fervura novamente deixo cozer por 10 minutos com o lume no mínimo. Passados os 10 minutos desligo o fogão tiro a tampa e coloco um pano por cima e deixo repousar por 5 minutos. E voilá é só mexer (com um garfo) e servir.
Dica: para o arroz ficar solto devem lavar bem até a água sair transparente (é a goma que faz com que o arroz se cole depois de cozer).


Os espinafres basta lavar bem e saltear na frigideira com um pouco de azeite, sal e pimenta.

 

E +/- 20 minutos depois... :)


Bom Apetite!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos