Gelatina de melância

Quem já me conhece há um tempinho, sabe das minhas preocupações por uma alimentação saudável e equilibrada.

A última batalha que tenho travado tem sido com açucares e substitutos que estão engenhosamente presentes em quase todos os produtos que são vendidos.

Naturalmente que não consumir comidas processadas ajuda muito, mas ainda assim iogurtes e gelatinas são normalmente bastantes doces (não se esqueçam que os publicitados "0 açucares" têm substitutos que podem ter efeitos ainda mais nefastos que o próprio).

De iogurtes falarei noutro post, por isso hoje trago-vos uma alternativa às gelatinas do pacotinho e que demora exactamente o mesmo tempo a preparar.

A versão que fiz é de melancia, mas podem substituir por qualquer fruta que gostem e que esteja na época:

Ingredientes:
1 litro de sumo de melância
30 gr de folhas de gelatina ou gelatina em pó
2 a 3 colheres de sopa de água quente (sem estar a ferver).

Preparação:
Colocar as folhas de gelatina a hidratar em água fria durante 10 minutos ou até estarem totalmente moles.
Fazer o sumo de fruta. Como quero sempre aproveitar todos os nutrientes uso o liquidificador pois a polpa fica junto com o sumo.
Na água quente (não pode ferver, pois a gelatina perderá as propriedades gelificantes se for colocada em água muito quente) colocar a gelatina e mexer até estar totalmente dissolvida.
Por fim juntar ao sumo de fruta e mexer bem.
Colocar em taças ou frascos e levar ao frigorífico.

Tempo de preparação: 10 minutos

Nível de dificuldade: fácil. Ideal para preparar com ajuda de crianças.

E já está :)

Eu coloco em frascos pois ocupa menos espaço e não tenho de usar película para tapar. Se quiser levar na mala também tem essa vantagem.




Como podem ver, como usei sumo e polpa, esta acumula-se no topo. No fundo a consistência é exactamente igual à gelatina tradicional do pacote.
Se quiserem podem coar e usar apenas o sumo.


E umas horas no frigorífico garantem uma sobremesa saudável e refrescante!


Bom apetite :)

22 comentários:

  1. Vou experimentar!
    Bjs

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Excelente partilha Ana, além de saudável, fresquíssimo para os dias quentes que se fazem sentir. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Parece-me MUITO bem.
    Já te disse que ADORO melancia??

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Val, que partilha maravilhosa! Muito obrigada minha querida!
    As fotografias estão muito bonitas e o aspecto desta gelatina está maravilhoso!
    Beijinho enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) sabia que ias gostar!
      Já experimentaste?
      Beijinhos minha querida

      Eliminar
    2. :)
      Ainda não experimentei mas vou experimentar simmm :)
      Beijinho enorme **

      Eliminar
  5. Hmm, que maravilha! Fiquei com vontade de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ana, que boa dica, eu gosto muito de melância e também de gelatina, combinação perfeita, beijo amiga e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Parece-me tão boa e fresca e boa e fresca e isso que não me canso de dizer - boa e fresca! Obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma receitinha a fazer num destes dias de calor.
    Beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto que tem! Vou experimentar. Um beijinho.

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)