Dicas para conseguir alimentação saudável no dia-a-dia

O objetivo deste post não é dizer-vos o que é uma alimentação saudável. Não sou entendida no assunto e o regime alimentar seguido é uma decisão pessoal, concordemos ou não com ele.

Ora então Ana, o que queres então dizer com um post com este título!? Ok, ok, é uma pergunta válida. ;)

Um dos comentários que mais ouço, e que eu própria sinto em muitas semanas, é que é muito difícil ter uma alimentação saudável com o ritmo de vida atual – um trabalho a tempo inteiro, em que saímos de casa cedo e chegamos tarde.

É verdade isto. E então?

Então, ao longo do tempo fui desenvolvendo estratégias que me ajudam durante a semana em que vivemos a correr.

No sábado quando fui às compras era que isto que vinha no meu saco…bom, mais uns quantos exemplares de cada espécime e iogurte, pernas de peru, frango, choco…mas isso fica para outro post :)

com os restantes tomates, bananas, agriões e pepinos que faltam aqui, estou aviada até 3ª ou 4ª feira. Gosto dos legumes e frutas frescos, por isso prefiro ir 2 vezes por semana ao supermercado, evitando também desperdícios.

Dica nº 1 – lavo todos os legumes e seco muito bem antes de colocar no frigorifico.

Dica nº 2 - A alface, agriões e outras folhas parecidas, lavo para 2 dias e uso o centrifugador para secar. Depois coloco num pano de cozinha e coloco no frigorifico.

Dica nº 3 – frutos que não oxidam são cortados e colocados em caixas herméticas. Isto permite-me todas as manhãs fazer um batido em 5 minutos – meio copo de água, meio copo de fruta e liquidificador (comprei este e recomendo). Muitas vezes coloco flocos de aveia ou outras sementes que tenho no armário.

Dica nº 4 – planear refeições (no meu caso apenas jantar). Aqui desisti de decidir o que fazer em cada dia da semana…simplesmente não consegui funcionar assim. A alternativa que consegui encontrar é comprar a base para 3 refeições e depois decido no dia o que fazer. Mas no fundo tenho em casa tudo o que preciso.

Dica nº5 – panela de pressão é a minha melhor amiga. Quantidade mínima de gordura, estufados saudáveis e ultra rápidos. Se não podem ou não querem investir nas famosas “máquina” que estão ai na moda, esta é sem dúvida uma alternativa que recomendo.

Dica nº 6 – um WOK é também uma boa alternativa para cozinhar de forma rápida e saudável. Vejam este post em que vos falei de massas para WOK.

oh Ana…isso demora muito tempo e dá muito trabalho. Bom…dá trabalho, é verdade, mas demorei 30 minutos a preparar tudo para pequeno almoço e jantar de 4 dias. Acho que é um bom compromisso.

Espero que estas dicas vos deem ideias e ajudem a gerir as vossas refeições, mesmo com as vidas agitadas que temos :)

Comentários

  1. É mais uma questão de força de vontade!
    Por aqui...fazemos um esforço!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! E criada a rotina tudo é mais fácil! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É mais uma questão de força de vontade!
    Por aqui...fazemos um esforço!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!
    Divertido as dicas, embora não faça isso todos os dias, tento seguir um pouco aquilo que aqui escreves-te é mesmo uma questão de nos mentalizarmos e tudo funciona na perfeição, principalmente no verão que nem apetece comer.
    Beijinho grande e uma boa semana de trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que nem sempre é fácil Susana. E há dias que quase me apetece desistir e "amanhã faço". Mas depois penso nos dias semanas em que posso sentar-me um pouquinho mais cedo para descansar e surge a motivação :)
      Beijinho grande!!

      Eliminar
  4. Olá minha querida!
    Excelentes as dicas que partilhas aqui, das quais eu também sou seguidora!
    Realmente o facto de nos organizarmos traz-nos imensos benefícios, e ao contrário do que muitos acham, a realidade é que ganhamos tempo.
    E lá está com força de vontade tudo se consegue.
    Beijinho enorme e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trilhamos o mesmo caminho :)
      Organização = tempo. Acho que é uma boa definição!
      Beijinho enorme minha linda!!

      Eliminar
  5. Boas dicas Ana, e aproveitamento de tempo, comer saudavelmente é necessário, bjs amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão verdade Zulmira. Há tanta coisa que não controlamos mais na nossa saúde que a alimentação é das poucas coisas que nos resta.
      Beijinho grande!

      Eliminar
  6. Aninhas, obrigada pelas dicas. Muito úteis! Quando trabalhava longe de casa, levava a sopa quente num termo e comia um pão com queijo (por exemplo) e uma peça de fruta. Assim era o meu almoço. Hoje consigo vir almoçar a casa, mas como as minhas comidas são muito simples, não demoro quase nada a cozinhá-las. À noite não preciso de comida de prato, só a sopa. Sem essa é que não vivo. É uma questão de organização e de "educação alimentar", sendo que nunca desperdiço nada e quando me apetece algo mais especial ou requintado vou comer a um bom restaurante. Bem, tenho a dizer que o marido colabora a par comigo tanto na cozinha, como na restante lida doméstica. Só assim tenho tempo para me dedicar às artes, rsrs...
    Beijinho, minha linda, boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho o privilégio de ter um refeitório onde faço refeições saudáveis e equilibradas, o teu refeitório é melhor ;)
      No inverno também como muitas vezes só sopa. No verão é substituída por saladas com legumes e fruta, dai ajudar imenso ter tudo cortadinho :)
      Desperdícios por aqui só se for por acidente. Utilizo muitas vezes os "restos" em minha vantagem. Cozinho sempre para duas refeições que depois intercalo durante a semana :D
      Por aqui a minha ajuda chama-se Dª Adelaide ou de outra maneira não ter sorte nenhuma...só chatices ;)))
      Beijinho grande minha querida!

      Eliminar
  7. Boas dicas e vale sempre a pena esse pequeno esforço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fantástico Ana :)
    São dicas muito boas, gostei dessa parte de cortar a fruta e legumes para adiantar os sumos de manhã :)
    Obrigado pelas dicas, fazem muito jeito e estamos sempre aprender :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos